O QUE É A PROVA DE VIDA
De uma forma simplificada a Prova de Vida serve para a manutenção dos pagamentos de benefícios previdenciários, ou seja os segurados do INSS precisam fazer a chamada comprovação de vida. Trata-se de um procedimento para evitar fraudes junto ao INSS.
COMO SERÁ A PROVA DE VIDA DO INSS APARTIR DE 2022?
É muito importante o segurado saber que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir de Fevereiro de 2022 não irá exigir a prova de vida presencial. Isso porque o Governo Federal acabou com está exigência.
A partir de agora aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS deverão estar atentos às novas regras exigidas. Segundo o governo federal, o procedimento passará a ser realizado de forma automática, por meio de cruzamentos de informações de dados de bases públicas, federais, estaduais e municipais. Ou seja todos os segurados serão atingidos pelas novas regras.
O INSS deverá fazer um cruzamento de informações para confirmar que o segurado que recebe o benefício realizou algum ato que comprove estar vivo, estes dados podem ser encontrados nos registros e base de dados do própio cidadão ou também em base de dados dos órgãos públicos, por exemplo os cartórios, esses dados de movimentação devem ser de até dez (10) meses anteriores ao próximo aniversário.
De qualquer forma, quando o INSS não conseguir essa comprovação de vida, ele notificará o beneficiário, para que no mês anterior ao de seu aniversário, o segurado realize a prova de vida, preferencialmente , por meio eletrônico.
De acordo com o Ministério do Trabalho e da Previdência, os segurados vão poder realizar a prova de vida de forma voluntária para a comprovação de vida nas agências bancárias onde recebem o benefício.
Todas as mudanças da prova de vida entrarão em vigor a partir da publicação da portaria no Diário Oficial da União. Desta forma o INSS tem até o dia 31 de Dezembro de 2022 para implementar as mudanças necessárias. Dessa forma, até essa data o bloqueio de benefícios por falta da comprovação de vida ficarão suspensos para todos os segurados do INSS.
Escrito por Grupo Quintino em 06 de fevereiro de 2022.